• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Você sabe o que é penhor? Tire suas dúvidas aqui

Você sabe o que é penhor? Tire suas dúvidas aqui

Publicado:

O penhor é uma alternativa para quem precisa de dinheiro urgente e sem muita burocracia. Ao contrário de um empréstimo pessoal convencional, em que você recebe o dinheiro e paga as parcelas da dívida com juros, no penhor você deixa um bem com a instituição financeira e recebe, em média, até 85% do valor do objeto.

Mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados, como encontrar uma casa de penhores confiável e pagar a dívida em dia. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, disponibiliza esse tipo de empréstimo, mas o pagamento deve ser feito de uma vez.

Penhor de objetos vale a pena?

Um dos grandes benefícios de penhorar um objeto são as taxas de juros menores, já que o bem fica como garantia de pagamento. Essa taxa geralmente não passa dos 2% ao mês, e é uma boa opção para quem pretende pagar a dívida em poucos meses, não estendendo o prazo por mais de um ano, como em um empréstimo convencional de valores mais altos.

Como penhorar um bem

Depois de encontrar uma casa de penhores confiável ou um banco que disponibilize esta modalidade de crédito, é só decidir o que você irá deixar como garantia. A maioria das pessoas opta por penhorar jóias, pois esses objetos costumam valer mais e resultam em mais dinheiro emprestado.

Normalmente não é feita a análise de crédito quando você está penhorando. Isso acontece porque você está deixando um objeto ao dispor da casa de penhores ou do banco, o que dá garantia do dinheiro emprestado, porém, mesmo a análise de crédito não sendo feita, é preciso não ter pendências com a Receita Federal, ou seja, pagar seus impostos em dia. Caso contrário, o dinheiro não será liberado.

Os documentos para realizar o penhor são:

  • RG;
  • CPF;
  • Preenchimento de formulário alegando que o objeto não é roubado.

A quantia mínima emprestada pela Caixa Econômica é de 10% do valor do bem. Se você realiza a penhora de bens há mais de um ano e não atrasa nenhum pagamento, é possível conseguir até 130% do valor do objeto nesta instituição financeira.

Contrate um empréstimo pessoal online

O empréstimo pessoal convencional é uma opção para quem não tem ou não quer deixar um objeto de valor como garantia de pagamento. Algumas empresas oferecem contratação dessa modalidade de crédito de forma totalmente online, confiável e segura. A KeroGrana é uma delas, com taxas de juros que começam em 2,97% ao mês.

Para contratar um empréstimo na KeroGrana é necessário disponibilizar alguns documentos por foto ou escaneados, sem cortes ou partes ilegíveis. São eles:

  • RG ou CNH;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone ou até a fatura do cartão de crédito em seu nome).

Também é preciso mandar uma selfie no momento da solicitação para comprovar sua identidade e assinar um contrato digital no momento de fechar negócio.

Veja também!