• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Quer consultar seu CPF de graça? Saiba como!

Quer consultar seu CPF de graça? Saiba como!

Publicado:

Antes de fazer um empréstimo ou parcelar uma compra, as empresas, bancos e financeiras fazem uma busca no seu CPF para saber se você tem pendências no seu nome. Isso acontece porque nenhuma instituição financeira quer ficar no prejuízo e, quem já tem histórico de dívidas, acaba sendo visto como um mau pagador e pode enfrentar problemas na liberação dos mais diversos tipos de crédito.

Independentemente do valor, qualquer dívida que não for paga pode te deixar com o nome sujo, por isso, é muito importante saber como consultar seu CPF e entender sua situação financeira. Afinal, quanto antes você souber da pendência, mais rápido poderá resolvê-la. Além disso, é bom saber qual a situação do seu CPF antes de buscar por algum tipo de empréstimo ou serviço bancário para evitar surpresas.

A consulta ao CPF pode ser feita em empresas como o Serasa, SPC e Boa Vista SCPC, tanto pelo site, como aplicativo. Basta criar um cadastro e fazer a consulta. Além da situação do CPF,  também é possível ver qual a sua pontuação no Score – uma pontuação que vai de 0 até 1000 e serve para as empresas verificarem se você é um bom pagador ou não. Quanto mais você pagar suas contas em dia, mais seu Score aumenta, e quanto mais alto for esse número, melhor. Ao deixar de pagar uma conta, sua pontuação diminui, indicando que você tem alguma dívida pendente.

Saiba mais sobre como fazer a consulta ao CPF na Serasa, no SPC e no Boa Vista SCPC.

Como consultar o CPF no aplicativo do SPC

Primeiro, é preciso fazer download do aplicativo da empresa no seu celular. Existem versões disponíveis para iOS e Android. Depois de baixado, cadastre-se, e faça login. Quando entrar, na parte central da tela será possível verificar se existem pendências no seu CPF, sua pontuação, e conferir datas das dívidas e dos vencimentos.

Veja o passo a passo para o cadastro abaixo:

Passo 1. coloque seu nome (pode ser o apenas o primeiro ou o nome completo);

Passo 2. Informe o número do seu CPF;

Passo 3. Informe sua data de nascimento;

Passo 4. Coloque seu e-mail;

Passo 5. Informe seu celular para receber o código de verificação.

Ao colocar o número do celular, você receberá um código por SMS para verificar seu cadastro. Feito isso, sua conta está pronta para que você consulte sua situação financeira.

Na imagem abaixo, por exemplo, não existem pendências financeiras.

Como consultar o CPF no site do Serasa

Para consultar o CPF no site do Serasa é preciso ter um cadastro. Caso não tenha, é só fazer e logar na sua conta. Logo na página inicial o portal mostra seu Score, seguido do seu histórico, que indica a pontuação anterior e se houve aumento ou diminuição.

No site do Serasa é possível ver quais dívidas estão em aberto e quais já foram quitadas, além das opções de negociação e quantas vezes seu CPF foi pesquisado por alguma empresa.

Para se cadastrar, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1. Entre no site do Serasa e clique em “Consultar grátis”.

Passo 2.  Informe o número do seu CPF.

Passo 3. Você será redirecionado para uma página que solicita o restante das suas informações. Depois de preenche-las, o site enviará um e-mail ou SMS com o número de verificação da conta. Você escolhe o melhor método, e depois disso é só fazer login na sua conta.

Sua página inicial será assim:

Para consultar se existem pendências, siga os passos abaixo:

Passo 1. Após logar na sua conta do Serasa, role a tela para baixo. A imagem que irá aparecer mostra a média do Score da sua região e suas pendências.

Passo 2. Clique em “Ver meu relatório”, que você será direcionado para a página de pendências. As dívidas estarão listadas, junto das ofertas para negociação.

Passo 3. Se você tiver alguma dívida ou oferta, basta clicar em cima do número para verificar do que se trata e como negociar com a empresa responsável.

Como consultar CPF no site Boa Vista SCPC

Novamente, para fazer a consulta, é preciso ter cadastro no site. Depois disso, basta entrar na sua conta e abrir a aba “Painel”, lá estarão suas pendências, caso existirem. Essas informações estarão no campo “Dívidas”, do lado esquerdo da tela.

Confira o passo a passo para se cadastrar no Boa Vista SCPC:

Passo 1. Informe seu CPF.

 Passo 2. Coloque os outros dados solicitados e aceite os termos e condições de uso.

 Passo 3. Escolha qual o tipo de verificação você deseja.

Agora é só navegar pelas abas, que mostram seu Score e as pendências. Para ver se você está devendo, é só clicar em “dívidas”, por exemplo.

Para ver seus contratos com instituições financeiras, como empréstimos, consórcios, e até o vencimento da fatura do seu cartão de crédito confira o passo a passo abaixo.

Passo 1. Clique na opção “Positivo”.

Passo 2. A tela que vai aparecer mostra seus contratos, saldo devedor, data de vencimento e o valor pago.

Veja também!