Empréstimo pessoal: entenda tudo

Publicado:

O empréstimo pessoal é um dos créditos mais fáceis de ser adquirido no mercado. Os interessados solicitam o crédito em bancos, financeiras ou lojas de crédito online e são avaliados pelas instituições. Se a empresa aprovar o crédito, o dinheiro é liberado para o cliente.

O tempo de análise vai depender da forma que o empréstimo foi solicitado: na forma presencial, feita em agências bancárias, pode demorar alguns dias para a resposta ser aprovada. Já o empréstimo online concede uma resposta em poucas horas sobre o pedido.

Segundo o Banco Central, as taxas de juros podem variar entre 1,5% e 26%, dependendo da instituição escolhida para obter o empréstimo pessoal. Antes de solicitar um crédito desse tipo, pesquise as empresas com as melhores condições para o seu bolso. O prazo máximo para pagamento do empréstimo costuma ser de até 48 meses, mas pode variar de acordo com a instituição bancária.

Quando recorrer a um empréstimo pessoal

Para solicitar um empréstimo pessoal em bancos ou instituições de crédito, avalie a sua situação financeira atual e veja se vale a pena pedir o valor emprestado. Ele é mais indicado para situações de emergência, mas pode ser usado em qualquer ocasião.

Quem pode fazer um empréstimo pessoal

Para fazer um empréstimo pessoal, você deve ter mais de 18 anos e possuir uma conta corrente aberta. Saiba que quanto mais jovem o você for, o valor do empréstimo pode ser menor. Isso porque, para muitos bancos, nestes casos o risco de ocorrer inadimplência é maior.

Documentação necessária para fazer um empréstimo pessoal

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Extratos bancários mais recentes, holerites ou declaração de imposto de renda.

Onde fazer um empréstimo pessoal

O cliente que possui o interesse de fazer um empréstimo pessoal deve analisar as condições oferecidas pelos bancos que possui conta corrente. As instituições financeiras costumam oferecer créditos pré-aprovados e, dependendo do valor do empréstimo, as taxas de juros podem ser atrativas.

Lojas de departamento também fazem empréstimo pessoal. Elas têm acordos com bancos e financeiras para liberação do dinheiro para clientes que usam o cartão da rede. Assim como o empréstimo direto nas instituições bancárias, esse também está sujeito às taxas de juros mais caras.

Os empréstimos pessoais também já podem ser feitos na internet. Instituições de crédito já fecham contratos online e sem precisar que o cliente se desloque até uma agência para efetuar assinaturas e entregas de documentações. Por não possuir custos relacionados às lojas físicas, o empréstimo pessoal pode acabar saindo mais barato se contratado online.

Como fazer um empréstimo pessoal

Para o empréstimo online, o cliente deve preencher o formulário disponível no site das empresas com as informações solicitadas e aguardar o retorno da empresa com a resposta sobre o pedido de empréstimo, mas atente-se. Verifique se o site possui uma política de privacidade e certificado de segurança que proteja os seus dados pessoais.

Caso opte pela forma presencial, você deve ir até uma agência bancária da sua escolha com a documentação necessária. O gerente do banco vai avaliar as informações e, se o crédito for aprovado, a quantia será liberada em poucas horas na conta do titular.

Também procure saber sobre a reputação das empresas em sites de reclamação como o Reclame Aqui. Eles reúnem avaliações sobre os serviços e atendimentos de diversas empresas, inclusive bancos e financeiras.