Empréstimo: o guia definitivo

Publicado:

Com certeza você já ouviu falar em empréstimo, mas você sabe como funciona esse produto financeiro? Quem pode ter acesso a ele? Quanto custa um empréstimo?

A hora de você tirar todas as duas dúvidas sobre quais são e como funcionam todas as modalidades de crédito é agora! Veja em nosso guia definitivo de empréstimo.

O que é e como funciona um empréstimo

Um empréstimo nada mais é do que um contrato firmado entre um cliente e uma instituição financeira onde essa instituição se compromete a disponibilizar uma quantia em dinheiro e o cliente se compromete a devolver o dinheiro com juros e correção em parcelas mensais para a instituição.

A maneira mais comum de se conseguir um empréstimo é através do empréstimo pessoal. Esta é a modalidade de crédito com menos restrições e, por isso, costuma ser a mais procurada pelos clientes. Mas além do empréstimo pessoal, existem outras modalidades de crédito. Conheça quais são elas.

Tipos de empréstimo

Além do empréstimo pessoal, existem outras modalidades de crédito que podem ser solicitadas, entre elas: o empréstimo consignado, empréstimo com imóvel em garantia (também conhecido como refinanciamento de imóvel), empréstimo com veículo em garantia (também chamado de refinanciamento de carro) e o empréstimo para pessoa jurídica. Abaixo, saiba como funciona cada um desses tipos de empréstimo.

1. Empréstimo pessoal:

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito em que não são impostas tantas condições. Para conseguir esse empréstimo, você passará por uma análise de crédito e, comprovada a sua possibilidade de pagar pelo valor que quer emprestar, o dinheiro é liberado em sua conta.

Essa não é a modalidade mais barata de se conseguir um empréstimo justamente por não possuir tantas restrições, no entanto, ainda é a melhor opção do que entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, onde as taxas de juros são ainda maiores.

2. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade um pouco mais restritiva do que o empréstimo pessoal. Apenas funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS e alguns funcionários de empresa privada é que têm acesso ao crédito consignado. Isso acontece porque a forma de pagamento do empréstimo consignado consiste em um desconto no salário ou benefício do contratante – que acontece antes mesmo do dinheiro cair em sua conta. A vantagem do empréstimo consignado é que as chances de inadimplência são menores e, com isso, a taxa de juros também costuma ser mais baixa do que em outras modalidades de crédito.

3. Empréstimo com imóvel em garantia – Refinanciamento de imóvel

O Refinanciamento de imóvel consiste em um empréstimo em que o contratante deixa um imóvel, quitado e em seu nome, como garantia pelo pagamento do empréstimo. Assim, a instituição financeira tem uma garantia de que você não atrasará ou deixará de pagar as parcelas do crédito, afinal, caso você deixe de pagar, o banco poderá tomar o seu bem. No refinanciamento de imóvel, é possível conseguir créditos equivalentes a até 60% do valor do imóvel para pagar em até 30 anos.

4. Empréstimo com veículo em garantia – Refinanciamento de carro

Assim como no refinanciamento de imóvel, o refinanciamento de veículo consiste em pedir um empréstimo e deixar como garantia pelo pagamento um veículo quitado e em seu nome. Desta forma, caso você tenha algum problema e não consiga pagar pelo empréstimo, o seu bem pode ser tomado pelo banco. Nessa modalidade de crédito, o valor liberado vai depender do modelo e do ano do seu carro.

5. Empréstimo para pessoa jurídica

Essa é uma modalidade de empréstimo exclusiva para pessoa jurídica, por isso, conta com condições especiais para ajudar os empreendedores na abertura de empresas ou filiais, compra de máquinas e equipamentos, entre outras coisas.

Quem pode pegar um empréstimo

Se você vai pedir um empréstimo no banco, será preciso ser maior de 18 anos e possuir uma conta corrente na instituição. O banco fará uma análise de suas transações e, depois, poderá ou não liberar uma quantia de crédito para você. No caso do empréstimo solicitado em uma financeira, é preciso que o cliente seja maior de 18 anos e tenha como comprovar renda.

Uma outra forma de contratar um crédito é através do empréstimo online, onde também é preciso ser maior de 18 anos, além de apresentar todos os documentos solicitados e ter como comprovar renda.

Vale saber que, mesmo que você atenda às características de quem pode contratar um empréstimo, você passará por uma análise de crédito antes de o dinheiro ser liberado. Isso significa que atender às exigências não garante que você vai conseguir o empréstimo.

Empréstimo para negativado

Se você está negativado, apesar de mais difícil, ainda assim dá para conseguir um empréstimo. Tudo vai depender da análise de crédito da instituição em que você fez a solicitação e também do tamanho da sua dívida. Empréstimos como o consignado, refinanciamento de imóvel e de carro podem ser mais flexíveis na análise de crédito, pois contam com uma garantia de pagamento, mas vai depender da instituição aceitar ou não negativados.

Como pegar um empréstimo

Você pode conseguir um empréstimo online, em um banco ou em uma financeira. No empréstimo online, você precisará acessar o site de sua escolha, preencher um formulário com informações pessoais, além de enviar documentos através de seu celular para que a empresa possa realizar uma análise de crédito e liberar ou não o dinheiro para você.

Se você optar por um empréstimo em banco ou financeira, o processo é bastante parecido. Você vai precisar se deslocar até uma agência e fazer a solicitação pessoalmente. Da mesma forma que no empréstimo online, você passará por uma análise de crédito para saber se o empréstimo será ou não liberado.

Onde conseguir um empréstimo

Atualmente, diversas empresas já oferecem modalidades de empréstimo online. A KeroGrana é uma dessas empresas. Aqui você encontra o empréstimo pessoal online com taxas de juros a partir de 2,97% ao mês e pode solicitar valores entre R$ 1 e R$ 30 mil. Basta preencher nosso formulário para descobrir o valor pré-aprovado para você!