• Home page
  • >
  • Blog
  • >
  • Empréstimo consignado: posso fazer mais de um ao mesmo tempo?

Empréstimo consignado: posso fazer mais de um ao mesmo tempo?

Publicado:

Existem algumas modalidades de empréstimo disponíveis nas instituições financeiras, e o consignado é uma delas. O valor das parcelas é descontado mensalmente da sua folha de pagamento antes do dinheiro cair na conta e, por isso, as taxas de juros costumam ser menores.

Mas para solicitar este crédito, é preciso se atentar às condições: uma delas é que a parcela mensal da dívida não pode ultrapassar 35% da sua renda, sendo que 5% só podem ser usados no cartão de crédito consignado. Isso se chama margem consignável, e ela é levada em conta se você quer pedir mais crédito nesta modalidade.

É importante lembrar que a empresa em que você trabalha precisa ter convênio com uma instituição financeira que ofereça o empréstimo consignado. Este tipo de crédito também pode ser solicitado por funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS. Saiba agora se é possível fazer mais de um empréstimo consignado por vez!

Crédito consignado: dá para fazer mais de um ao mesmo tempo?

Sim, é possível fazer mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo. Eles  podem ser feitos no mesmo banco ou em até seis bancos diferentes, desde que todos tenham convênio com a empresa em que você trabalha, e que as parcelas não ultrapassem 35% da sua renda mensal, sendo que 5% só podem ser utilizados no cartão de crédito consignado – isso se chama margem consignável.

Como calcular minha margem consignável

Para calcular a margem consignável, é só multiplicar seu salário por 0,35. O resultado será o valor máximo da parcela que você pode pagar. O motivo pelo qual o convênio com a empresa é necessário é que a parcela da dívida será descontada diretamente da sua folha de pagamento ou benefício, antes mesmo do dinheiro cair na conta.

Portabilidade de empréstimo consignado: como funciona

A portabilidade do crédito consignado serve para quem quer mudar de instituição financeira – seja porque encontrou juros menores ou porque quer mais um empréstimo e já está com a margem de 35% comprometida. Porém, não é aconselhável realizar esta operação para conseguir mais crédito. A margem existe por um motivo: garantir que você não use toda sua renda para pagar o empréstimo, e use o dinheiro para arcar com as contas do dia a dia.

Se mesmo assim você optar por realizar a portabilidade, saiba como ela funciona: outro banco conveniado compra sua dívida, pagando o restante das parcelas para a outra instituição financeira, e te empresta um novo valor com um prazo maior de pagamento.

Essa mudança deve ser feita em último caso para, por exemplo, quitar outras dívidas mais caras, ou emergência médica. Mesmo assim, o ideal é alinhar os gastos com a quantia que você recebe de salário ou benefício, para evitar criar uma bola de neve com valores que você não conseguirá pagar.

Taxas de juros do empréstimo consignado

As taxas de juros nesta modalidade de empréstimo variam de instituição para instituição e, por isso, é recomendado pesquisar entre os bancos e financeiras que têm convênio com a empresa em que você trabalha. Os juros para este tipo de crédito costumam ser menores do que os de um empréstimo pessoal, porque, como a parcela é descontada antes mesmo do dinheiro cair na conta, a chance de a dívida não ser paga é menor. Confira as taxas de juros para este tipo de empréstimo nos maiores bancos e financeiras:

Empréstimo pessoal consignado INSS

Posição Instituição financeira Taxa de juros % ao mês
1 Santander 1,42
2 Caixa Econômica Federal 1,52
3 Banco do Brasil 1,59
4 Banco Daycoval 1,63
5 Bradesco 1,67
6 Itaú Unibanco 1,69
7 Banco Mercantil do Brasil 1,78
8 Via Certa Financiadora 1,85
9 Crediare 1,9

Empréstimo pessoal consignado privado

Posição Instituição financeira Taxa de juros % ao mês
1 Banco Daycoval 1,04
2 Gazincred 1,1
3 Caixa Econômica Federal 1,37
4 Banco do Brasil 1,83
5 Santander 2,04
6 Bradesco 2,17
7 Itaú Unibanco 2,38
8 Portocred 3,79
9 Biorc Financeira 4,7

Empréstimo pessoal consignado público

Posição Instituição financeira Taxa de juros % ao mês
1 Caixa Econômica Federal 1,34
2 Santander 1,35
3 Banco do Brasil 1,37
4 Bradesco 1,37
5 Banco Mercantil do Brasil 1,52
6 Itaú Unibanco 1,57
7 Banco Daycoval 1,67
8 Banco BMG 2,02
9 Portocred 4,67

Tabelas atualizadas com dados do Banco Central em 27/04/2020.

Como solicitar um empréstimo consignado

Para conseguir o crédito consignado é importante fazer parte do grupo de pessoas que podem pedir este tipo de empréstimo: funcionários públicos, trabalhadores de empresa privada com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS ou militares das Forças Armadas.

Caso você faça parte do grupo de funcionários de empresas públicas e privadas ou militares das Forças Armadas, por exemplo, é só procurar o RH ou setor responsável e se informar sobre quais instituições financeiras têm convênio com seu empregador. Se for mais de uma opção, compare as taxas de juros para escolher o lugar mais vantajoso para pedir seu empréstimo consignado.

Depois, basta ir até o banco ou financeira escolhido para solicitar o empréstimo consignado e entregar a documentação – comprovante de renda, RG e CPF e comprovante de residência (conta de água, luz, gás ou telefone) – e aguardar a análise de crédito.

Para aposentados ou pensionistas do INSS, a maioria dos bancos e financeiras têm convênio com a Previdência Social, portanto, é só pesquisar onde as taxas de juros são menores e levar a documentação solicitada pela instituição. Além dos documentos citados anteriormente, eles também pedem o extrato do benefício.

Veja também!