5 dicas de como fazer um empréstimo

Publicado:

Todos nós estamos sujeitos a sofrer emergências de última hora e ter que recorrer a uma ajuda financeira. O mais indicado é manter uma poupança com um valor para situações de emergência, porém, ainda mais em tempos de recessão, é difícil conseguir guardar economias para casos assim.

Um empréstimo bancário pode ser a solução mais viável para conseguir resolver casos de urgências. Veja, a seguir, como conseguir empréstimos, não só para emergências, mas também para outras finalidades.

5 dicas para conseguir um empréstimo

1. Pegue um empréstimo online

Solicite uma proposta em empresas de empréstimo online. Os juros dessa modalidade de empréstimos são mais atrativos porque as operações ocorrem de forma digital. A burocracia é menor, se comparada aos atendimentos presenciais. Todo o processo de solicitação pode ser feito através de sites ou aplicativos.

2. Peça empréstimo em bancos

Procure bancos nos quais você já tenha conta corrente e verifique condições para contratar um crédito. Algumas dessas instituições garantem um valor pré-aprovado para os clientes e pode ser uma alternativa para adquirir a quantia desejada.

3. Pegue um empréstimo em loja

Algumas lojas oferecem empréstimos pessoais para os clientes que possuem o cartão de crédito da empresa. A taxa de juros costuma ser maior nesses casos. Consulte a melhor alternativa para não cair em mais dívidas e ter o nome negativado em órgãos como o SPC e Serasa.

4. Converse com parentes e amigos

Se nenhuma das outras dicas te atender, como no caso de você estar negativado e não conseguir um empréstimo, por exemplo, converse com pessoas próximas a você, como parentes e amigos, e veja se existe a possibilidade de eles emprestarem a quantia. Dependendo do valor, é mais viável fazer uma dívida com um conhecido do que com bancos e financeiras. Afinal, apesar de existir um compromisso de pagamento firmado, as regras podem ser mais flexíveis do que com as instituições financeiras.

5. Avalie suas opções antes de decidir

Pesquise sempre! Fazer empréstimos em bancos ou financeiras deve ser estudado com muito cuidado. Fique atento em relação às taxas de juros e

Como fazer um empréstimo

Para o empréstimo online, o cliente deve preencher o formulário disponível no site das empresas com as informações solicitadas e aguardar o retorno da empresa com a resposta sobre o pedido de empréstimo, mas atente-se. Verifique se o site possui uma política de privacidade e certificado de segurança que proteja os seus dados pessoais.

Fique atento em relação às documentações. Certifique-se de que todas as informações estão corretas antes de enviar para empresa. Se algo estiver errado ou incompleto, o empréstimo online pode não ser aprovado.

O interessado em fazer um empréstimo deve ir até uma agência bancária da sua escolha com RG, CPF, comprovante de residência e os extratos bancários ou holerites mais recentes. O gerente do banco vai avaliar as informações e, se o crédito for aprovado, a quantia será liberada em poucas horas na conta do titular.

Procure saber sobre a reputação das empresas em sites de reclamação como o Reclame Aqui. Eles reúnem avaliações sobre os serviços e atendimentos de diversas empresas, inclusive sobre bancos e financeiras.

Hoje, no Brasil, já existem inúmeros sites e aplicativos que oferecem empréstimos online. A KeroGrana é um deles. Aqui você encontra taxas de juros a partir de 3,99% ao mês e pode solicitar valores entre R$ 1 mil e R$ 20 mil. Basta pesquisar e encontrar o empréstimo online que te atenda melhor.